Buscar
  • sopromov

Construir pontes: um livro e uma missão para o Sopro

12.09.2022 O livro do P. James Martin, SJ, Construindo uma Ponte, tradução do célebre Building a Bridge, foi apresentado no dia 10 de setembro na Praça Amarela da Feira do Livro de Lisboa pela Irmã Eliete, das Paulinas Editora, Ana Carvalho, da coordenação nacional do Sopro e pelo P. João Manuel Silva, SJ.

“Quem deu o empurrão decisivo para a publicação deste livro foi o Prof. Paulo Fontes que, no fim da anterior Feira do Livro, veio ter connosco e nos disse que alguém do movimento Sopro queria falar connosco”, relatou a Irmã Eliete . Estabelecido o contacto e, tendo em conta a existência de uma relação antiga entre as Paulinas e o autor de quem já haviam editado vários livros, a tradução ficou pronta em maio de 2022.

Ana Carvalho lembrou que o Sopro só existe há ano e meio e se identifica totalmente com o livro de James Martin, na medida em que também ele pretende “construir pontes dentro da Igreja”, procurando “escutar a Igreja e que Igreja escute esta comunidade de batizados que amam de modo diferente de outros, mas que amam”.

O P. João Manuel Silva, SJ, referiu-se ao livro como não sendo “um tratado teológico”, mas como “um livro extraordinário, apesar de simples” que nos fala sobre como “tantas pessoas LGBT não se sentem tratadas, por parte da Igreja, com o respeito, a compaixão e a sensibilidade que a própria doutrina católica determina” como conduta de acolhimento a esta comunidade. “Além disso”, continuou, "James Martin elabora sobre o que significa tratar as pessoas LGBT com respeito, compaixão e sensibilidade”.





23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo