Buscar
  • sopromov

Construir uma ponte entre a comunidade LGBT e a Igreja Católica

25.08.2022 O livro Construindo uma Ponte, tradução do célebre Building a Bridge do P. James Martin, SJ, já está à venda nas Feira do Livro de Lisboa e do Porto. O livro de 165 páginas é uma edição das Paulinas para a qual o Sopro colaborou, e será objeto de uma sessão de apresentação no dia 10 de setembro, às 20h00, na Praça Amarela da Feira do Livro de Lisboa.

O padre Martin é uma das vozes que mais tem contribuído para a mútua aproximação entre a igreja católica e a comunidade LGBT. A sua reflexão pastoral e teológica tem ajudado a derrubar barreiras e a permitir que as pessoas LGBT vivam a sua fé sem constrangimentos e sejam naturalmente acolhidas nas comunidades católicas.

Para o lançamento da tradução portuguesa, James Martin escreveu uma carta endereçada aos seus leitores portugueses que pode ser lida aqui, e gravou um curto vídeo que pode ser visto aqui com legendas em português.

O cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida escreveu sobre esta obra: “É um livro esperado e muito necessário que ajudará bispos, padres, agentes pastorais e todos os líderes da Igreja a serem mais sensíveis aos membros LGBT da comunidade eclesial católica. Também ajudará as pessoas LGBT a sentirem-se mais à vontade no que, afinal, é também a sua própria Igreja.”

O Padre James Martin é jesuíta e editor-geral da revista America, tendo os seus livros mais recentes sido autênticos bestsellers galardoados e traduzidos em nove idiomas. Em Portugal, a Paulinas Editora publicou as suas seguintes obras: Torna-te Aquilo que És: Da imitação à Autenticidade (2009); Jesus: Um Encontro Passo a Passo (2015); Em Todos os Tempos, Por Todas as Razões: Rezar É Como Respirar (2019) e Aprender a Orar: Um Guia Para Todos (2021).



56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo