Buscar
  • sopromov

Igreja da Escócia vai celebrar casamentos entre pessoas do mesmo sexo

25.05.2022 Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo vão passar a ser celebrados pela Igreja da Escócia de acordo com a decisão (274 votos a favor e 136 contra) tomada pela sua assembleia geral reunida a 22 de maio.

A Igreja da Escócia inscreve-se na tradição protestante, tendo no presbiterianismo a inspiração para o seu sistema de governo. A rainha do Reino Unido não é a autoridade suprema da Igreja da Escócia, como acontece na Igreja da Inglaterra, ainda que possa participar, sem direito a voto, na sua assembleia geral.

Os ministros terão de se registar para celebrarem casamentos gays e renovar essa licença a cada três anos. A legislação garante objeção de consciência e nenhum ministro pode ser obrigado a realizar um casamento entre pessoas do mesmo sexo, ou envolver-se na preparação, contra a sua vontade. Já aqueles que desejam realizar casamentos gays devem “ter em conta a paz, a unidade e as necessidades pastorais da congregação e de qualquer paróquia ou outro agrupamento de que faça parte”.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo