top of page
Image by Chris Nguyen
sopro-cores.png

Movimento para integração da comunidade

 LGBTQIA+ na Igreja Católica Portuguesa 

  • sopromov

Participação do Sopro em formação promovida pela Família Missionária Verbum Dei

No dia 11 de Fevereiro, de 2023, na Casa da Palavra, em Lisboa, realizou-se a formação “Identidade de Género e Diversidade Sexual”, destinada ao Grupo Pais e Mães à Procura, um espaço de formação e partilha, criado pela Família Missionária Verbum Dei.

A formação foi dinamizada por Margarida Bruto da Costa, psicóloga e membro do Sopro, que a iniciou com uma apresentação de conceitos relacionados com a temática e uma reflexão sobre as vivências das pessoas LGBTQIA+, particularmente em contexto religioso. Seguiu-se um momento de testemunhos, levado a cabo pelo casal Tiago Costa e Bruno Oliveira, também integrantes do Sopro, e por Madalena Proença, na qualidade de familiar de uma pessoa LGBTQIA+.

“A oportunidade de participar neste encontro, deixou-nos com mais certezas de que faltam estes espaços, onde se possa conversar sobre o assunto sem tabus. Por um lado, foi óptimo podermos partilhar a nossa história com a Igreja e, por outro, ouvir as questões que as pessoas têm para fazer e que nunca tiveram oportunidade. No final, com o feedback que recebemos, ficámos com a sensação de que as pessoas estão com sede de escutar vidas reais para perceberem melhor esta realidade e também com sede de serem escutadas, quando muitas não sabem ajudar familiares e amigos/as que sofrem. Foi um momento mesmo bonito de construir pontes”, conta Tiago Costa.

Na penúltima terça-feira de cada mês, membros e amigos da Família Missionária Verbum Dei reúnem-se para partilhar a sua experiência e conhecimento, abrindo “um espaço de diálogo e esclarecimento de dúvidas, receios e anseios face às várias problemáticas dos filhos no mundo de hoje”, lê-se na apresentação.



321 visualizações

Comments


bottom of page