top of page
Image by Chris Nguyen
sopro-cores.png

Movimento para integração da comunidade

 LGBTQIA+ na Igreja Católica Portuguesa 

  • sopromov

Se não falarmos nós, quem falará por nós?

03.12.2022. Das margens ao Sínodo – Alguns percursos realizados com cristãos LGBT+ no interior do caminho sinodal na Itália é o título do e-book de 44 páginas publicado no final de novembro pelo Progetto Gionata – Portal fé e homossexualidade em que esta organização contribui com um texto intitulado Se não falarmos nós, quem falará por nós? Este texto resume a contribuição da organização sobre a inclusão de pessoas LGBT+ e seus pais escrita no contexto do caminho sinodal italiano.

Na apresentação do ebook, a Gionata escreve: “Os cristãos LGBT+, as suas famílias e os agentes pastorais que os acompanham, estão acostumados a viver nas ‘margens’ e talvez por isso sentiram-se fortemente interpelados por um caminho sinodal que fala de uma Igreja ‘em saída’, de uma Igreja missionária ‘de portas abertas’.” Esta interpelação está patente nos documentos recolhidos no livro, “um texto que reúne uma parte dos muitos escritos que, ao longo dos últimos doze meses, foram partilhados no âmbito da reflexão sinodal da comunidade de cristãos LGBT+ e não só”.

A Gionata sublinha que “se os crentes LGBT+ se encontram no ‘limiar’, ou mesmo fora das portas da Igreja, tal não acontece por decisão sua” e “é através destes contributos que querem ajudar a sua Igreja a acolher as suas vidas e a serem mais fiéis ao Evangelho”.



82 visualizações
bottom of page