

OMOVIMENTO
Sopro é um movimento de pessoas cristãs católicas preocupadas em criar pontes, acolher e compreender pessoas na diversidade da sua afetividade, “evitando [...] qualquer sinal de discriminação injusta” (CIC 2358), reconhecendo a experiência cristã de cada pessoa.
O nome Sopro surgiu da inspiração do primeiro sopro de Deus, o “ruah” que, como num beijo, fez do pó corpo amado (Génesis 2,7); invoca a revelação do Deus que habita a história humana, movendo cada coração como uma “brisa suave” (1 Reis 19,12); invoca a comunhão que experimentaram os apóstolos e as multidões, naquele Pentecostes, onde o mesmo Espírito a todos inspirava, cada um na sua própria língua (Actos 2,6), a construir “uma Igreja de proximidade, de compaixão e ternura” (sic Papa Francisco, Discurso de abertura do sínodo, 9 de Outubro de 2021), uma casa aberta onde todas as pessoas têm lugar.
MISSÃO
Sopro propõe-se, através de diálogo, formação, informação, acolhimento e integração, fomentar um ambiente de respeito e aceitação para com pessoas LGBT+, famílias e amigos, nas comunidades cristãs católicas.
VISÃO
SOPRO anseia por um futuro onde a Igreja Católica em Portugal, seja verdadeira comunidade, lugar de aceitação, acolhimento e participação de todas as pessoas, independentemente da sua identidade e da sua afetividade.
VALORES
Animamo-nos pelos princípios da Inclusão, da Compaixão, da Sensibilidade, do Respeito e do Conhecimento para que desmitifiquemos o preconceito associado à diferença e consigamos construir um caminho de comunhão

QUEM, O QUÊ E COMO
QUEM SOMOS
Somos uma equipa de cerca 10 pessoas católicas, consagradas e leigas com um compromisso profundo de criar pontes entre a Comunidade LGBT+ e a Igreja Católica Portuguesa, por um caminho de união e de Amor.
O QUE QUEREMOS FAZER
Sentimo-nos chamadas e chamados a criar pontes, acolher e compreender pessoas na diversidade da sua afetividade, “evitando [...] qualquer sinal de discriminação injusta” (CIC 2358), reconhecendo a experiência cristã de cada pessoa.
COMO NOS PROPOMOS
Propomo-nos, através de diálogo, formação, informação, acolhimento e integração, fomentar um ambiente de respeito e aceitação para com pessoas LGBT+, famílias e amigos, nas comunidades cristãs católicas.